domingo, 24 de julho de 2011

Parte de um todo


Acho que todos nós já ouvimos dizer que ao lermos um livro, podemos "viajar" para qualquer lugar do planeta. E que quando a história é boa, você até se sente dentro dela.

Quando lemos, "assinamos" um pacto de leitura, no qual nos comprometemos a fazer parte, ou, pelo menos, a aceitar o universo apresentado pela história que pretendemos conhecer. Isto facilita, e muito, a compreensão do texto.

Mas, agora, literalmente falando, você já leu uma história na qual se sentisse como um dos personagens ou já chegou a pensar que conhecesse algum dos personagens ou cenários?

Eu já. E posso lhes dizer que é uma experiência incrível.

Eu, nascida, criada e escolada na periferia da zona sul, extremo sul, da cidade de São Paulo, acabei de ler "Capão Pecado", do escritor Ferréz, meu conterrâneo.

Depois de ter lido várias obras de cânones da literatura brasileira e mundial, finalmente, estou conhecendo a chamada literatura marginal.

Amo Graciliano Ramos, Mário de Andrade, George Orwell, mas nenhum deles, até por razões óbvias, conseguiu me inserir em suas histórias.

"Capão Pecado" é um romance forte que se desenvolve, dentre outros locais, ali, na rua de cima, perto da Tenge*. É uma ficção real, se assim posso chamar, que eu conheço, observo, vivo. Com a linguagem, os costumes, as fatalidades e as alegrias de um povo que sofre, mas goza.

Leitura indispensável para os amantes da literatura, seja ela (ou, sejam eles, os amantes) da Fuvest ou da "quebrada". E também para aqueles que ainda não se veem como parte de um todo e nem que a coisa toda, parte de um todo.

Boa leitura!


*Empresa da área de engenharia térmica, localizada na Estrada de Itapecerica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros, leitores. Fico muito feliz em saber que alguém, (além de mim mesma) lê o que eu escrevo. Por isso, se possível, externe sua opinião, crítica, sugestão ou afins, deixando um comentário construtivo. Você pode também compartilhar os textos nas redes sociais. Muito obrigada!