segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pede um pé de fruta

Você tem ou conhece alguém que tem um pé de fruta no quintal de casa?
Aqui na cidade de São Paulo é muito difícil encontrar um desses privilegiados. E eu sou um deles; tenho um pé de acerola carregado no meu canteiro.
Como ele fica do lado de fora do portão, vira e mexe, algum vizinho se aproxima com uma sacolinha e faz a colheita. Já fiquei brava algumas vezes, mas sei que a feira está bem cara.
Há algum tempo, minha irmã e eu, passeando pela rua Frei Caneca, nos deparamos com um pé de carambola na calçada. Foi tão lindo, mas também foi triste pois sabíamos que pouca gente se daria conta daquela preciosidade da natureza no meio do concreto, ou por pressa, ou por distração.
Voltando a falar sobre pé de fruta em casa, meu pai conta que quando era menino, lá no interior de Minas Gerais, existiam 8 pés de manga no quintal da casa dele! E cada um deles tinha um nome, de acordo com suas características ou localização: pé de dentro, das pedras, da azeda I, da azeda II, do barranco, caduco, do poção e da sombra.
Fiquei encantada com essa história...
Imagina que legal: quando bater aquela vontade de chupar manga, você só precisa escolher qual pé quer escalar ou sacudir... Perfeito!
Pois numa dessas subidas aos pés de manga, meu pai adquiriu uma baita cicatriz no joelho. Ele queria a fruta mais doce e suculenta e, ao escalar o pé "de dentro", que era um dos mais altos, acabou caindo lá de cima.
Levou uma bronca por causa da arte mas, em contrapartida, se deliciou com aquele sabor único.
Na casa da minha outra avó, tinham 2 pés de manga, além de jabuticaba, cana e jambo. Me lembro que eu chupava cana até doer o maxilar! E o jambo... Ah, o jambo... A fruta que eu jamais esqueci e nunca mais encontrei...
Você tem ou conhece alguém que tem um pé de jambo no quintal de casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros, leitores. Fico muito feliz em saber que alguém, (além de mim mesma) lê o que eu escrevo. Por isso, se possível, externe sua opinião, crítica, sugestão ou afins, deixando um comentário construtivo. Você pode também compartilhar os textos nas redes sociais. Muito obrigada!