segunda-feira, 19 de novembro de 2012

À bandeira despregada


Pense na bandeira do Brasil, lá no alto do mastro, tremulando, demonstrando toda a sua imponência e magnitude, liberdade e independência...

Uma bela imagem, não?

Qual seria, então, o significado do expressão rir à bandeira despregada? Você já ouviu essa expressão alguma vez?

Será que remete a algo fora de controle? Que acontece ao sabor do acaso, das circunstâncias, do vento?

Ou se refere a algo livre, que não depende ou se baseia em amarras sociais, pois tem sua própria autonomia?

Pode ser o mesmo que rir debochadamente, rir muito, rir alto, rir sem medo de passar por ridículo, rir sem se importar com o resto?

Dizem que essa expressão surgiu para descrever as ocasiões pós-batalha, em que as tropas vencedoras voltavam para casa, alegres e relaxadas, com a bandeira despregada do mastro, sinalizando a vitória. E, em caso de derrota, a bandeira vinha presa ao mastro.

A única coisa que sei é que aprendi a falar da tal bandeira despregada com minha mãe, que aprendeu com minha avó.

Sempre que minha mãe usa essa expressão, desde criança, eu pergunto:

- Mas, afinal, o que é isso?

E ela, depois de rir à bandeira despregada, responde:

- Não sei, não. Sua vó que falava...

Obrigada, vó, por me ensinar, mesmo iletrada, um pouco mais sobre a Língua Portuguesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros, leitores. Fico muito feliz em saber que alguém, (além de mim mesma) lê o que eu escrevo. Por isso, se possível, externe sua opinião, crítica, sugestão ou afins, deixando um comentário construtivo. Você pode também compartilhar os textos nas redes sociais. Muito obrigada!